Uma bandeira nova para São Paulo

Sempre fui interessado em vexilologia, que é o estudo de bandeiras. É um interesse que vai e volta, e recentemente bateu de novo. Dito isso, tem uma bandeira que eu acho muito ruim: a do estado de São Paulo.

Primeiro, por que ela não foi feita para representar São Paulo, e sim o Brasil. No final do império, havia no movimento republicano algumas propostas de futuras bandeiras republicanas. Uma delas era a do jornalista paulista Júlio Ribeiro, que depois seria adotada como bandeira de São Paulo. Como em outras propostas da época, as cores principais eram branco, preto e vermelho, para dizer que o povo é formado da união de brancos, negros e índios. Aquela velha história que todo mundo já ouviu, e que tá mais pra mito de formação. As estrelas representavam o Cruzeiro do Sul. Enfim, ela só foi adotada para SP porque não foi escolhida para ser a bandeira nacional. Tanto é que, na lei paulista que define a bendeira, tem todo um malabarismo para tentar relacioná-la ao estado: “A bandeira de São Paulo significa que noite e dia (campo burelado de preto e branco) nosso povo está pronto para verter o seu sangue (cantão vermelho) em defesa do Brasil (círculo branco e silhueta geográfica) nos quatro pontos cardeais (estrelas de ouro).” Noite e dia? Sério que isso é o melhor que vocês conseguiram inventar? Quatro pontos cardeais? No fim, não há nada na bandeira que remeta especificamente a SP.

Mas não é só isso. Independente dos significados, acho essa bandeira muito feia. Toda a combinação de cores é sem graça (nisso ela representa bem a fama do paulistano) e fraca. O design é parecido demais com a bandeira dos EUA, mas com as cores do Império Alemão. E essas listras em preto e branco parecem uniforme de presidiário (insight da namorada =P). Tem elementos demais, incluindo um mapa, que é um elemento muito complexo: bandeiras são símbolos, aí elementos muito complexos e realistas tiram essa força simbólica. Além de dificultar na hora de desenhar ou mesmo fabricar.

Então, vendo alguns sites de propostas para bandeiras novas (em especial este aqui), me inspirei para um desafio: fazer uma bandeira nova para São Paulo. Os primeiros resultados estão abaixo. São variantes de uma mesma ideia básica. Outras propostas podem aparecer, dependendo da inspiração ;)

Algumas observações valem para todas as propostas. Os designs têm que ser simples, de modo que sejam fáceis de lembrar e refazer; têm que ser únicos, difíceis de confundir, o que também ajuda a guardar na memória. Como já disse, a simplicidade dos símbolos ajudam na sua força. As cores usadas estão todas presentes na bandeira atual, e os seus valores são os mesmos que constam no manual de identidade visual do governo (é um PDF). Preferi deixar igual porque não sou bom em mexer com cores, e a relação entre elas me pareceu boa.

Essa é a primeira proposta. O campo azul à direita representa o oceano Atlântico, que fica a leste do estado. Foi por ele que chegaram os colonizadores portugueses, os escravos africanos e, especificamente no litoral paulista, os imigrantes. O mar paulista também será importante para o futuro, com as enormes reservas de petróleo encontradas nos últimos anos. O campo vermelho representa a terra de São Paulo, fazendo referência à “terra roxa” tão atraente para os cafezais, iniciando o desenvolvimento paulista. A estrela dourada representa a riqueza e o desenvolvimento do estado. Também faz referência à bandeira nacional, em que cada estado é representado com uma estrela, e aí reforça o papel de São Paulo como parte de um todo maior.

Eu fiquei com medo de que a estrela amarela no campo vermelho deixasse a bandeira com uma cara comunista, mas acho que o azul quebrou essa impressão. Ou pelo menos espero.

A única diferença da segunda proposta é a inclinção entre os campos azul e vermelho. Ela simula um pouco melhor o formato da costa paulista, mas sem deixar de ser bastante simples. A separação inclinada também pode deixar o campo azul mais fácil de ver com a bandeira tremulando, e criar um efeito visual mais bacana ;)

A terceira proposta adiciona uma faixa branca entre as partes azul e vermelha. Como as cores são fortes, os outros desenhos podem parecer pesados. Eu tive essa impressão e o feedback da minha namorada reforçou. Tive a ideia de adicionar a faixa branca para representar o litoral. Aí dá pra fazer outra brincadeira com os significados e a tradicional divisão do estado em capital, interior e litoral. O azul continua sendo o Atlântico, o branco é o litoral (uma abstração para a areia), o vermelho representa o interior (a terra roxa e tal) e a estrela amarela representa a capital, centro da riqueza do estado. Como é uma estrela, as suas pontas significam também o desenvolvimento se espalhando pelo estado, se interiorizando, como acontece hoje. Tá certo que é aos trancos e barrancos (ou numa estrada decente pagando uma fortuna em pedágio, você escolhe), mas acontece. Espero que essa variante esteja mesmo mais leve, mas talvez precise de alguns retoques.

E aí? Vocês prefeririam uma dessas bandeiras? Aliás, por que não uma enquete?

Comentários, como sempre são muito apreciados ^^

PS: esqueci de dizer, mas todas essas propostas são copyleft. Qualquer um pode fazer o que quiser com elas e usar como quiser.

Anúncios

15 Responses to Uma bandeira nova para São Paulo

  1. Ana Bê disse:

    Grnawhs, eu ainda tenho problemas com a estrela amarela, entãaao eu votei no “mudaria, mas pra nenhuma dessas”. -.- Mas, dessas, acho que eu prefiro a segunda. É meu lado… moderno. XD

    Hmmm… será que rola uma igual à segunda, mas com a faixa branca da terceira, também na diagonal? o.o

    :*

  2. […] As linhas diagonais ficaram mais dinâmicas. A estrela foi um pouco para cima, para não ficar apertada e distribuir melhor o espaço. Pra mim, com certeza é a melhor das propostas. De novo, o significado proposto: o campo azul representa o Atlântico; a faixa branca, o litoral; o campo vermelho, o interior; e a estrela, a capital. Mais detalhes no post abaixo. […]

  3. Auriel disse:

    Curiosamente, a bandeira de navegação de São Paulo nos idos do império era branca com o campo central dividido em azul e vermelho… (dá uma olhada no site crw flags que você verá)

    E a Arquidiocese de São Paulo tem como símbolo um escudo igualmente metade vermelho e metade azul… então creio que de fato essas cores já simbolizaram SP. Você já sabia disso ou foi um caso de mediunidade? :D

    Seria legal uma nova bandeira para o estado do Rio de Janeiro. A atual é medíocre e sem explicação. Fora que tem um brasão no meio, e nenhuma bandeira respeitável deveria ter brasão, brasão é uma coisa, bandeira é outra…

    O grande problema da bandeira do Estado do Rio é que sua origem é obscura. Como a cidade do Rio foi separada na República como Distrito Federal, toda a história da formação da província ficou na bandeira da cidade: flechas de São Sebastião, esfera armilar, os golfinhos da baía… E a bandeira do Estado foi criada só com elementos do interior e uma inexplicável águia (o que águias tem a ver com o Rio? me parece um animal padrão para bandeiras, na dúvida colocam uma águia ou leão!).

    Após a fusão Guanabara + Rio mantiveram a bandeira do estado desimportante e ignoraram completamente os elementos da Guanabara, o berço do estado!

    abs,

  4. […] leitor Auriel fez um comentário interessante no primeiro post sobre a sugestão de bandeira para o estado de São Paulo. Bem interessante e achei que merecia ser […]

  5. luis antonio galbiatti disse:

    MUDARIA A BANDEIRA DE SÃO PAULO,POIS É ALÉM DE SER UMA CÓPIA MAL FEITA DA BANDEIRA AMERICANA NADA TEM A VER COM O POVO PAULISTA E TAMBÉM É SIMPLESMENTE HORRÍVEL.FEIA MESMO!PARECE UMA MORTALHA!

    • luis antonio galbiatti disse:

      e quanto a estrela amarela nada tem a ver com o comunismo.portanto não teria problemas em muda essa coisa horripilante que é a atual bandeira!

  6. Luis Antonio Galbiatti disse:

    A bandeira paulista atual não passa de uma cópia horrível da bandeira americana com as cores do império alemão.Graças a Deus não foi adotada como bandeira nacional mas infelizmente São Paulo adotou essa bandeira horrorosa! esta na hora de mudarmos mesmo.

  7. luis antonio galbiatti disse:

    Quando se idealiza uma bandeira se espera que seja simples como essas que foram propostas pelo autor pedro carvalho.A estrela amarela (ou dourado caso queriam) não representa o comunismo não pois esse é representado pela estrela vermelha e eu faira o seguinte no campos azul da bandeia que representa nossa orla marítima \(a mais bonita de todas) aumentaria o comprimento para um quarto ou até um terço da cor azul.Mas isso fica a cargo do autor mas que as bandeira propostas por eles são muito bonitas isso são e precisamos nos livrar dessa mortalha horrorosa que é a atual bandeira.Na Paraíba existe um projeto para abolir a mortalha vermelho e preta com a ridícula palavra Nego ou Négo que também lembra uma mortalha.O problema é que já fizeram a cabeça do povo de São paulo que acha esse trapo bonito.Mal gosto não se discute se lamenta!!!

  8. Felipe disse:

    olá, sim, se eu pudesse eu mudaria sim a bandeira de São Paulo, mas não seria para nenhuma dessas propostas mostradas no site, eu mudaria para essa aqui: http://www.euconfesso.com/confissao-101303.html as mesmas cores da atual bandeira de São Paulo. a atual bandeira de São Paulo é uma imitação da bandeira dos E.U.A e essa que eu proponho é uma imitação da bandeira da França com as cores da atual bandeira de São Paulo, e daí?! qual é o problema de imitar outras bandeiras, é melhor do que bandeiras como a da Suíça, que parece uma placa de hospital, ou a bandeira da Líbia, a falta de criatividade foi tanta que a pessoa que a criou sequer se preocupou em colocar um crescente nela.

  9. David Cardoso disse:

    Ridículo colocar essa estrela na bandeira…eu só tiraria a bandeira do brasil que fica em azul…ali colocaria uma bandeira de sp em preto!! Simples assim.

  10. Luis Antonio Galbiatti disse:

    Bom.a proposta esta aí.Devemos sim nos livrar de horror em preto e branco e adotarmos uma nova bandeira que represente sim o progresso e a pujança de São Paulo e não esse trapo horrível,cópia mal feita da bandeira americana ainda por cima em preto e branco o que a torna simplesmente horrível!!

  11. Denis Augusto disse:

    O simples fato de ter sido feita com tanta referência ao Brasil me faz querer mudá-la, embora o desenho para mim seja muito belo. A única coisa que esteticamente mata é aquele mapa do Brasil, aquele país que vem aqui todo ano levar 450 bilhões de reais do povo paulista para nunca mais vermos de volta.

  12. Pedro Staffen disse:

    Sou capixaba e acho a bandeira não tão ruim assim, embora ache horrivel essas referencias ao falido Brasil

  13. alguém disse:

    particularmente não gostei, por causa da estrela vermelha ,poderia substituir a estrela gigante por estrelas menores e brancas representando o cruzeiro do sul e consequentemente o Brasil que tbm tem, devia substituir a a cor vermelha pelas roxa escura para representar literalmente a ”terra roxa ” e a cor azul que representa o mar deixar a tonalidade mais claro para diferenciar do roxo e o formato poderia fazer nas formas clássicas em linhas horizontais ou verticais iguais aos modelos das bandeiras alemãs ou francesa e no meio colocar algum brasão que acho super bonito de estilo europeu, porém como sou super tradicional ,a bandeira de sp já se enraizou e acostumei com ela talves a única diferença era mudar o mapa do Brasil e colocar o de sp pra ficar mais regional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: